Como lidar com a negatividade?

Todos os dias somos bombardeados com uma quantidade imensa de informações, sensações, experiências e desafios. Não conseguimos percebê-las da mesma forma nem com a mesma intensidade, mas você já parou para avaliar a quantidade de coisas negativas e positivas com as quais você se depara no dia a dia?

De início parece um pouco difícil fazer a conta, pois de uma maneira geral as coisas positivas acabam passando batidas em relação às negativas. Mas isso não significa que a vida seja feita de muito mais “mau” do que “bom”.

A negatividade faz parte da nossa vida.


Nós estamos treinados para identificar muito mais rápido as coisas ruins do que as boas – e isso não é ruim! Na verdade, para sobrevivermos, precisamos conseguir identificar as ameaças que nos cercam. O desequilíbrio e os problemas começam quando passamos a enxergar apenas um lado da moeda. Não conseguirmos mais desvincular nossos pensamentos do conteúdo negativo do que vivenciamos e daquilo que nos cerca pode ser sinal de alerta para buscarmos ajuda.

A vida é colorida, plural.

Tem dias em que faz sol, dias de chuva, noites deliciosas de verão e manhãs geladas de inverno. Conseguir perceber essa diversidade nos ajuda a manejar os desafios que nos são impostos todos os dias de maneira equilibrada e resiliente.

Se você sente dificuldade de alternar entre as lentes positivas ou negativas para olhar um pouquinho para o outro lado, procure auxílio junto a profissionais qualificados. Cuidar-se é o maior investimento que você pode fazer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *