Covid-19 e a nossa falta de controle

Estamos vivendo um evento histórico. Tudo bem você não estar bem. A incerteza tem feito parte de nossos dias.

Com a pandemia da Covid-19, muitos profissionais da saúde se organizaram para compartilhar dicas de saúde mental, informações, instruções e orientações sobre a manutenção do trabalho remoto, atividades físicas… e isso é muito bom! Mas, ao mesmo tempo, pode ser que tenha despertado em você uma sementinha da obrigação em colocar tudo em prática – o que intensifica nosso sofrimento.

Estamos vivendo um momento histórico, onde as perguntas são muito maiores do que as respostas.


Nossa geração está vivendo transformações sociais, econômicas, sanitárias e estruturais em uma rapidez muito grande, e não sabemos como as coisas funcionarão quando essa onda passar. O medo da incerteza, o “não saber” e total falta de controle do amanhã geram sofrimento.

Quanto mais nos atrelarmos a uma ideia de controle, menos resilientes seremos diante de tudo que acontece. Não digo tudo isso para te causar ansiedade, mas justamente para te ajudar a entender que tudo bem não estar bem. Tudo bem não se exercitar todos os dias, tudo bem estar com medo, ter dificuldades de produzir… e tudo bem não ter a resposta certa. Quando conseguirmos largar de mão a ideia do controle, conseguiremos abraçar a responsabilidade. ⠀

Responsabilidade é ter consciência dos próprios atos. Saber que o que eu faço hoje, tem um impacto no amanhã. Controle é uma ideia ilusória de que eu consigo mudar o amanhã.

Essa mudança de perspectiva por vezes é trabalhosa. Para alguns, dói mais do que para outros. Mas ela perpassa, primeiro, pela aceitação. Está difícil aceitar o que acontece no mundo? Sim… ninguém disse que é fácil de entender.

Mas que tal começar tentando aceitar o que está acontecendo dentro de ti? Acolhe teu mundo interno primeiro. O mundo lá fora, juntos, a gente reconstrói.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *